No começo dos anos 80 gravações em estúdios profissionais tinham uma qualidade de áudio surpreendente, um engenheiro do estúdio reproduzia as gravações, deixando as claras e realistas.
Após recebíamos uma versão em cassete da gravação. Parecia boa, mas a qualidade do áudio não era tão boa quanto a original. Fita multitrilha para fita master estéreo de 1/4 "para cópia de fita cassete não ficava tão boa.
Pessoas que apreciam áudio de alta qualidade (música) são chamadas de audiófilos. Elas tentam obter a melhor qualidade de áudio possível usando componentes de alta qualidade (geralmente caros) em seu sistema de reprodução de música. Antigamente um bom sistema de som estava na lista de desejos de quase todos os adolescentes que eu conhecia. A música era importante para nós e queríamos que soasse bem. Então, enchemos nossos quartos com equipamentos de som estéreo e alto-falantes enormes.
Em seguida, a Philips e a Sony apresentaram os CDs.
Tenho presenciado vários debátes sobre a qualidade de áudio da música desde que os CDs chegaram ao mercado. Quando CDs foram introduzidos pela primeira vez, eles foram considerados como um meio de som melhor do que o vinil e que nunca se desgastaria. Mas isso nem sempre foi o caso. As pessoas rapidamente descobriram que gravações totalmente digitais podiam soar duras. Os engenheiros de gravação e masterização ainda não aprenderam a gravar ou masterizar com mídia de CD gerando grandes debates sobre 16 bits contra 24 bits.
Francamente, a maioria dos consumidores não se importava. Eles tinham vindo de álbuns de vinil que tinham no máximo 20 minutos por lado e poderiam ter chiados, riscos e deformações. Ou cassetes que precisavam ser rebobinados ou encaminhados rapidamente para chegar a uma música em particular, e tinham uma fita fina que frequentemente era mastigada pelo player ou retirada do cartucho. Além disso, eles tinham pior qualidade de áudio do que 8 faixas.
Comparado aos discos de vinil e aos formatos de fita, os “discos compactos” tinham a vantagem de ser capaz de manter um álbum inteiro de um lado, com espaço para “faixas bônus”. Não era necessário virar o disco na metade do caminho. Melhor ainda, eles tinham acesso aleatório. Você pode facilmente escolher qualquer música no disco e ouvi-la. A qualidade de áudio foi elogiada por alguns, mas foi realmente a conveniência que conquistou a maioria das pessoas para o novo formato. Pelo menos até as gravadoras ficarem gananciosas e começarem a cobrar R$ 30 por um CD de música de 20 anos.
Então a Apple introduziu o iPod.
O mundo mudou novamente. Agora você pode colocar centenas ou milhares de músicas em um único dispositivo. Que foi incompreensível. Claro, a compressão de áudio (um codec que literalmente descarta parte do áudio para obter tamanho de arquivo menor) e baixa taxa de bits (quantidade de bits de dados processados por segundo) usada para tocar muita música em um único iPod soava muito ruim no começo. Mas as pessoas não se importavam. Eles adoraram a conveniência e estavam dispostos a trocar qualidade de áudio por conveniência. À medida que o armazenamento ficou mais barato, as taxas de bits aumentaram e os arquivos soaram um pouco melhores. Eles ainda não tinham a “qualidade de estúdio”, mas como a maioria das pessoas estava ouvindo com fones de ouvido baratos, a qualidade de áudio mais baixa não era tão perceptível.
Todas as tentativas de qualidade de áudio superior falharam.
Pono Player-áudio de alta qualidade.
Empresas tentaram introduzir formatos de música de alta qualidade (Apple Lossless, FLAC, etc.) e players (DAT, minidisco, SACD, Pono Player) ao longo dos anos, mas a maioria dos consumidores simplesmente não estava interessada. Poucos queriam comprar sua música novamente em outro formato ou se incomodar em convertê-la além de serem mais caras e não tão convenientes.
Então Streaming veio junto.
O streaming levou a conveniência a um nível totalmente novo. Nenhuma mídia física era necessária para o usuário. Músicas existiam em um servidor em algum lugar. Seu telefone ou computador tornou-se seu aparelho de som. Mas a qualidade de áudio teve outro impacto. Todos os serviços de streaming usam a compactação de áudio para tornar os arquivos de áudio menores, para que eles sejam transmitidos melhor. O Spotify usa o OGG Vorbis e a Apple usa o codec AAC para compactar arquivos. Ambos fazem o som de áudio piorar. A maioria concorda que o codec da Apple soa melhor que o OGG com a mesma taxa de bits, mas ainda são formatos “com perdas” que descartam informações de áudio. O Spotify também usa uma taxa de bits muito baixa para seu serviço de streaming padrão gratuito. Menor que a taxa de bits original do iPod. Alguns serviços de streaming oferece FLAC, outro codec de compressão, que afirma não ter perdas. Portanto, em teoria, a qualidade do áudio não é tão boa quanto um CD.
O Serato DJ
O Serato DJ é um aplicativo de software de emulação de vinil criado pela Serato Audio Research, da Nova Zelândia , distribuído e licenciado exclusivamente para a Rane Corporation . Serato foi conhecido pela primeira vez por seu plug-in Pro Tools , o Pitch N Time , que foi vendido predominantemente para a indústria cinematográfica.
O Serato DJ permite a manipulação e a reprodução de arquivos de áudio digital (mp3, wav, aiff, ogg e não-DRM aac) usando toca - discos de vinil tradicionais ou tocadores de CD por meio de timecode especial de discos de vinil ou CDs. Para este reprodutor o que vale mais é o formato do arquivo para uma qualidade de áudio melhor.
Vinil. O retorno.
Vinil com seu modesto retorno nos últimos anos. O vinil é um formato analógico como fita. Ele usa um fluxo contínuo para capturar ondas de áudio. O áudio analógico é dito ter um som mais forte, encorpado do que o áudio digital. Mas o vinil é uma mídia imperfeita que também introduz imperfeições na música como distorções de velocidade, barulhos, etc. Acredito que o prazer da experiência tátil ou nostalgia tenha estimulado seu retorno mais do que a qualidade real do áudio.
A qualidade de áudio continua sendo muito importante para quem faz música e deve ser para quem ouve. Ainda assim, o áudio de alta qualidade é inútil sem alto-falantes de alta qualidade ou fones de ouvido para fazer justiça.
Meu sonho é que a tecnologia e os avanços da transmissão de dados cheguem ao ponto em que ter que escolher um arquivo de menor compressão ou de maior não importará, e o áudio não-comprimido de 32 bits a 96kHz se tornará a taxa de transmissão padrão. Seria ótimo, não apenas para audiófilos, mas para todos que gostam de música. Apresentando ao público em geral os detalhes e nuances da música gravada que estão faltando atualmente. Embora eu tema que o sonho esteja longe. Enquanto isso, terei que me contentar com a conveniência.
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