domingo, 12 de agosto de 2018

Sou dj e todo mundo está produzindo, e agora ?


Um assunto que sempre está em pauta nas conversas entre DJ´s, produtores e afins, será que preciso produzir músicas para ser reconhecido como um DJ profissional para ter sucesso ? 

De fato consideramos tarefas diferentes, DJ responsável por escolher uma música, e tocar nas festas ou nas rádios. Produtor é responsável por escrever, compor e produzir música.

São duas coisas completamente distintas, porém nos dias atuais, cenário competitivo, um DJ pode ser produtor e um produtor por ser DJ, mas o mercado faz confusão, distorcendo as duas profissões. 


Com as novas formas de tocar pelo uso de ferramentas como o Traktor ou Ableton, a arte de tocar como DJ não limita mais em simplesmente em mixar 2 músicas.

De fato fazer música não o torna melhor DJ e ser um produtor não o torna um Dj com uma pedagogia musical perfeita e com uma técnica de mixagem excelente. A realidade na atualidade
é outra, o mercado mudou muito e agora ser Dj virou uma profissão que pode te dar de comer, mas também virou moda e status e isso faz que tenha mais Djs que no passado.

Em consideração as regras do mercado e a vontade de ser um DJ famoso me força a ser também um produtor, porém não necessariamente absorvo como via de regra, cabe a sua decisão, sua definição para sua carreira, conheço dj´s famosos que não produzem músicas, atípico ? Mais tem ! 

Se observamos a situação atual percebemos que há algo importante que cada DJ deve considerar: agregar valor à sua trajetória artística. Um Dj hoje que toca e produz sua própria música, tem a sua própria label para vender e distribuir a própria música, é um promotor de evento ou até criou uma agência de booking, tem suas chances multiplicadas com relação ao seu concorrente. Até parece estou entrando em contradição no texto, mas temos que analisar os dois cenários.


Blz, não sei produzir, então vou pagar alguém e fica tudo certo, afinal quem vai saber ? Não seria nada legitimo e ético, e mais cedo ou mais tarde a mascara cai. Sempre prevalecerá o trabalho e talento que somados no final serão recompensados. Seja autentico.

Outro ponto de obervação é a procura forçada do sistema por dj´s / produtores, isso emerge o seguinte pensamento "opa vou aproveitar a demanda, crio um loop sem vergonha, um arranjo safado, um efeitinho e já era", esse perfil de dj/produtor é o que mais tem e denigre a imagem das pessoas que trabalham sério gerando aquele comentário chato de ouvir "musica eletrônica é tudo igual mesmo !" sem citar os mercenários de plantão.

Se você quer alcançar sucesso nacionalmente ou até mesmo no exterior, você deve aprender a produzir suas próprias músicas ou se quer seguir uma carreira apenas de dj´s e quer ser reconhecido, outro caminho são os campeonatos de dj´s, o mais famoso e antigo é o DMC. Independente de qual caminho escolher faça o melhor. Boa sorte !     








Nenhum comentário:

Postar um comentário